quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Punição para inglês ver

   Todos nós já estudamos lá no Fundamental I o Período Regencial e a pressão que a Inglaterra fazia para que o Brasil abolisse de vez a escravidão em nosso país. Os brasileiros se vendo cada vez mais pressionados para aboli-lá acabaram criando "leis para inglês ver", ou seja, leis que não surtiam nenhum efeito além fazer a Inglaterra pensar que tudo estava saindo do jeito que ela queria. 
   Hoje, em pleno século XXI, acontece a mesma coisa, porém no mundo do futebol. Ou melhor, no mundo das torcidas organizadas. 
   Todos nós já cansamos de ouvir falando sobre mortes por causa de futebol na TV, de guerra   entre torcidas, de como está cada vez mais perigoso ir ao estádio por causa desses bandidos escondidos em nossas arquibancadas, muitas vezes escondidos atrás de um uniforme de uma torcida organizada. 
    Pensando nisso, a Federação Paulista de Futebol juntamente com a Polícia Militar tiveram a grande ideia: Proibir todas as organizadas que se meterem em briga contra outras torcidas de irem ao estádio assistir o jogo de seu time. 
    Para quem vê de fora, pra quem não entende de futebol e desconhece como é realmente ir ao estádio, é um ótimo jeito de acabar com as brigas entre torcidas, porem a realidade é totalmente diferente. O que a FPF e a PM fizeram não foi nada além de proibir a entrada do "nome" da organizada. 
    A torcida continua indo ao estádio, mas como torcida comum, com o uniforme do seu time, sem suas bandeiras e uniformes que fazem apologia a sua respectiva organizada. Continuam no mesmo lugar da arquibancada onde costumam ficar quando estão liberadas, continuam a cantar músicas que digam "Nós estamos aqui". 
    E agora eu lhes pergunto, serviu para alguma coisa essa punição? Mudará alguma coisa caso torcidas rivais se encontrem nas proximidades do estádio? Por incrível que pareça, uma organizada quando encontra seus rivais, sempre sabem se distinguir entre si, com ou sem uniforme, eles irão continuar brigando. 
   Não seria muito mais útil a FPF e a PM tentarem achar os maus elementos das organizadas, aqueles que só vão aos estádios para ter um pretexto para brigar, e os colocarem na cadeia? Ou até mesmo fazer um cadastro eficiente de todos os torcedores que vão aos estádios, porque tenho certeza que não são só torcedores organizados que estão nesse meio, e assim fazer uma identificação mais fácil e prática do infrator? 
   A culpa dessas brigas acontecerem não são somente por parte das organizadas e torcedores comuns que não sabem o conceito de "esportiva", mas também por parte da FPF e PM que fazem punições para inglês ver e deixa que a matança, a pancadaria e até mesmo o uso de substâncias ocorra sem muitos problemas, já que todos sabem que as medidas tomadas por essas duas identidades em sua maioria serão falhas e fáceis de burlar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário